segunda-feira, 11 de maio de 2015

Comoção, curiosidade e espanto







Zhang, uma idosa de 103 anos que vivia  em Linlou na China, causou comoção, espanto e curiosidade no mundo todo após desenvolver um "chifre" de seis centímetros na lado esquerdo da testa. Começou a crescer em 2009, desde então não parou, como informa o diário local.
Muitos tinham medo de dona Zhang, relatam que o chifre causava temor. Ela não se importava com esses temores, vivia com a família de um de seus sete filhos e  não deixava de realizar suas tarefas,  adorando sai todos os dias para passear.

O chifre de cor escura, formado por queratina (o material base da estrutura da camada externa da pele humana, também é componente estrutural essencial de cabelos e unhas), este tipo de protuberância no caso desta senhora, é um tumor benigno, não muito raro, que aparece em pessoas com idade mais avançada, mas raramente atinge 6 cm. Não bastassem os problemas de saúde que afetaram a idosa, ela foi obrigada a  conviver com um chifre em sua cabeça por três anos.


De acordo com médicos especialistas, estes chifres surgem a partir de repetidas lesões na pele, pode ser por excessivas exposições a radiação ou sol, e podem ser benignos, pré-malignas ou malignas. São formados, da mesma composição base dos chifres de animais. No caso dos chifres humanos, não existe formação óssea, todo o chifre é uma massa de queratina endurecida  sem ligação com o crânio. Sendo um tumor que pode desenvolver-se em qualquer parte do corpo.

O filho da idosa admitiu ignorar o problema por jamais suspeitar que uma pequena pinta fosse se transforma em tamanha anomalia. Outra pinta similar surgiu do lado direito da testa de Zhang, a família temia ser um novo chifre, pois não tinham condições de realizar o tratamento. A idosa afirmou que não doía e não atrapalha em nada o seu dia-dia. 



Apesar de toda a repercussão principalmente na TV Britânica a senhora não conseguiu fazer a cirurgia de retirada, e assim veio a falecer em 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário